Método Pronokal

Aprenda mais sobre.


O QUE É MÉTODO PRONOKAL®?

O Método PronoKal® é um programa personalizado de perda de peso sob controlo médico baseado numa Dieta Proteinada. O objetivo não é apenas a perda de peso, mas também a manutenção dos resultados obtidos a longo prazo. Para conseguir esta manutenção aposta-se na adoção de novos hábitos, no apoio constante da nossa equipa multidisciplinar e no seguimento do paciente, inclusive depois de alcançado o seu objetivo de perda de peso. Ao longo do tratamento, o paciente passa por alterações fisiológicas como o aumento do seu metabolismo basal, que lhe permitirá queimar calorias mais eficazmente, e modificações nos níveis de insulina e outras hormonas relacionadas com o controlo do peso. Trata-se de alterações internas, cuja estabilização ocorre ao longo da segunda etapa, e que ao serem combinadas com um novo estilo de vida mais saudável, permitirão ao paciente manter os resultados obtidos.

Durante todo o processo, o paciente conta com o apoio de uma completa equipa multidisciplinar, formado por médicos, nutricionistas, técnicos em atividade física e especialistas em coaching (reforço emocional), que o ajudará na consecução dos seus objetivos de perda de peso, tanto a curto como a longo prazo.

OUVI DIZER QUE COM O MÉTODO PRONOKAL® É POSSÍVEL MANTER O PESO EM LONGO PRAZO. QUAL É O SEGREDO PARA CONSEGUIR ISSO?

O corpo estabiliza seu sistema hormonal, aumenta o metabolismo basal e normaliza os níveis de insulina – alterações diretamente relacionadas com o controle do peso. Isso, somado à mudança dos hábitos de vida que a equipe multidisciplinar fomenta desde o início do tratamento, ajudarão o paciente a manter o peso em longo prazo. Dessa forma, o tratamento inclui um acompanhamento do paciente por 2 anos em todas as áreas da equipe multidisciplinar, sendo que este recebe todo o apoio e assessoramento para manter as conquistas obtidas.

FALA-SE MUITO DA SEGURANÇA DO MÉTODO PRONOKAL®. É REALMENTE ASSIM?

O Método PronoKal® é um tratamento realizado sob supervisão médica, com a finalidade de avaliar o estado de saúde do paciente durante todo o processo. Segundo os estudos realizados, como o Estudo ProKal, os efeitos adversos são leves e 92% dos pacientes declaram sentir-se satisfeitos ou muito satisfeitos com o tratamento.

MEU MÉDICO DIZ QUE A CETOSE NÃO É UM ESTADO PERIGOSO E NO QUAL NÃO SE PASSA FOME. ISSO ESTÁ CORRETO?

Qual é a diferença entre a cetose e a cetoacidose? A cetose induzida pelo Método PronoKal® é uma situação metabólica de adaptação e é segura. Ela nunca deve ser confundida com a cetoacidose. O ponto-chave que diferencia os dois estados é que a cetoacidose somente acontece quando a insulina é inexistente, ou seja, nos pacientes diabéticos tipo 1. A cetose acontece quando o fornecimento de carboidratos (açúcares) da dieta for baixo, portanto, o organismo precisa recorrer às reservas de gordura para obter a energia de que necessita. Esse processo proporciona a formação dos chamados corpos cetônicos, que serão utilizados como combustível por determinados órgãos e causarão um efeito psicoestimulante.

Já a cetoacidose é uma situação grave que ocorre nos pacientes diabéticos tipo 1 quando estão descompensados. Neste caso, os níveis de glicose (açúcar no sangue) são elevados; mas, como o organismo não pode utilizar essa glicose porque existe um déficit de insulina, são gerados corpos cetônicos de forma rápida e descontrolada. Essa superprodução de corpos cetônicos cria importantes desequilíbrios e conduz a uma situação crítica, com a queda do pH sanguíneo, a desmineralização e a desidratação grave.

EXISTE ALGUM TIPO DE CONTRAINDICAÇÃO PARA REALIZAR O TRATAMENTO?

A idade e algumas patologias, como a insuficiência renal grave, podem ser condicionantes na hora de realizar o tratamento. Em todos os casos, será o médico prescritor do Método PronoKal® que deverá avaliar a situação do paciente através dos exames médicos e descartando possíveis contraindicações.

É NECESSÁRIO FAZER AVALIAÇÃO MÉDICA?

Sim, a avaliação é imprescindível para poder realizar o tratamento. No início, o médico fixará os objetivos da perda de peso, comprovará o estado metabólico e descartará possíveis contraindicações. Durante o restante do tratamento, ele fará um acompanhamento periódico do estado do paciente.
Atualmente, dispomos de mais de 3.000 médicos prescritores em todo o mundo.

VANTAGENS DA DIETA PROTEINADA (MÉTODO PRONOKAL®):

  • Uma perda de peso rápida (7-10 kg/mês) e a possibilidade de conseguir uma silhueta adequada;
  • Ausência de fome,desde o segundo ou terceiro dia da dieta e a sensação de bem estar geral, de estar em forma (por causa da Cetose);
  • A eliminação das gorduras, minimizando a perda de massa magra;
  • Melhoria das patologias associadas à obesidade (artrose,asma,dislipidemias,diabetes, HTA …);
  • Melhoria da qualidade da pele: graças ao consumo de proteínas e vitaminas;
  • Melhoria do ritmo do sono, apnéias e roncos;
  • Método seguro sob controle médico;
  • Método eficaz e rápido.